RESULTADOS DO 1º WORKSHOP DE GESTÃO DE TALENTOS EM TI ASSERTI

Perfil da geração Y, líderes com interesse genuíno pelos colaboradores e contratação mista foram alguns dos temas do evento.

Trazendo temas como liderança, aumento de produtividade, retenção de talentos e aspectos jurídicos das contratações e jornada de trabalho dos profissionais de TI, o 1º Workshop de Gestão de Talentos em TI aconteceu dia 22 de outubro de 2016, no Centro de Convenções do 515 Pizza e Grill localizado na cidade de Marília/SP, retratando alguns dos desafios na área de gestão de pessoas.

IMG_5543.JPG

O evento foi idealizado pelo grupo de colaboradores da área de RH das empresas associadas Asserti (Associação de Empresas de Tecnologia da Informação) chamado de Comitê de RH Asserti e contou com o apoio do Sindicato das Empresas de Processamento de Dados e Serviços de Informática do Estado de São Paulo – Seprosp.

Os assuntos abordados foram selecionados durante as reuniões do Comitê de RH Asserti, sendo escolhidos os de maior relevância para as empresas associadas com o objetivo de indicar estratégias para aumentar a efetividade de seus gestores e solucionar problemas comuns das empresas do setor.

Contando com a participação de cerca de 30% das empresas associadas Asserti o evento durou cerca de 8 horas com a realização de 4 palestras, sendo oferecido aos participantes café da manhã, almoço e coffee break, lhes proporcionando, além de conhecimento, um agradável final de semana com troca de experiências e muito networking.

IMG_5619.JPG

A abertura do evento foi realizada por Elvis Fusco, Presidente da Asserti, que ressaltou a importância de ações como esta para as empresas de pequeno porte, pois muitas não possuem um departamento de RH estruturado e, eventos como este possibilitam a troca de know-how.

img_5691

A primeira palestra do evento foi realizada pela consultora e psicóloga da empresa AR Gestão de Pessoas, Aline Sposito, que indicou os principais fatores de retenção de talentos ressaltando que os profissionais da faixa etária entre 21 e 38 anos tem procurado muito mais pela qualidade no ambiente do trabalho, equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal do que por altos salários. A consultora destacou, ainda, que a retenção do profissional começa na contratação com a observação de seu perfil para analisar se ele se encaixa nas políticas da empresa.

img_5692

Para Giane Souza, do departamento de RH da Bredas Sistemas e também membro do Comitê de RH Asserti, “as ações apresentadas pela AR Gestão de Pessoas para retenção de talentos podem ser realizadas dentro da empresa sem que isso onere a organização.”. A representante da empresa já levou as ações propostas no workshop para sua diretoria que por sua vez já analisa a viabilidade de colocá-las em prática.

A segunda palestra, realizada pela consultora Isabela Lanza da empresa É Gente que Faz, enumerou as principais características que um líder efetivo deve ter para conduzir sua equipe engajando-a e, consequentemente, obtendo melhor desempenho e maior comprometimento dos colaboradores com as metas da empresa.

IMG_5693.JPG

A terceira palestra foi realizada pelas advogadas do escritório Marcos Martins, Dra. Zuleika Hajli, Dra. Natália Brum e Dra. Luara Rezende, que discorreram sobre as formas de contratação dos profissionais de TI mais utilizadas pelas empresas, ressaltando a importância do cumprimento das leis trabalhistas e das convenções coletivas. As Dras. falaram também sobre o home office  e sobre as peculiaridades do controle de jornada do colaborador que exerce serviço externo.

IMG_5694.JPG

A empresária Giulianna M. Marques, proprietária da empresa Persys e membro do Cômite de RH da Asserti ficou muito satisfeita com o conteúdo das palestras “os temas abordados são justamente o que vivenciamos no dia a dia da empresa, o conteúdo apresentado foi capaz não somente de sanar dúvidas mas também de nos orientar quanto as melhores práticas de contratação e de controle de jornada de trabalho”.

A quarta e última palestra foi realizada por Sandra Silva, Coach da empresa Coaching e Consultoria em RH, com a demonstração do processo individualizado de coaching e de sua importância para que o profissional, o empresário e o empreendedor consigam os melhores resultados em sua área de atuação utilizando o máximo de seu potencial e habilidades.

As empresas já se sensibilizaram de que administrar suas equipes com qualidade diferencia sua organização das demais e de que escolher as pessoas certas para fazer parte do quadro organizacional torna o empreendimento mais eficaz e produtivo.

Selma Lima, coordenadora do grupo de Comitê de RH Asserti considerou o evento muito proveitoso, ela e o Presidente da Asserti garantem que novos workshops serão realizados no mesmo formato, ou seja, num ambiente descontraído para que não seja cansativo aos participantes, porém, com muito conteúdo relevante para as empresas.

 

 

Deixe um comentário